Por que necessitamos de Gestão de Projetos?

A única maneira de fazer com que a estratégia de uma empresa saia do papel é por meio da gestão de projetos. Podemos inclusive substituir a palavra projeto por iniciativas, empreendimentos ou mesmo programas. Porém, no fundo, tudo se resume a um só instrumento. Projetos!

Gerenciar projetos é gerenciar entregas. Grandes, médias ou pequenas entregas.  E é inegável que somos avaliados pela nossa capacidade de entregar resultados.

Portanto, gerenciar projetos é na sua essência, administrar a busca de resultados.

Quando começamos a ocupar posições de liderança, somos parte responsável pela implementação da estratégia da empresa. E neste momento nos transformamos em gestores desse processo.

E como já mencionado, a única forma de materializar a estratégia e por meio de projetos.

Organizações de sucesso estão preparadas para se estruturarem ao redor de projetos quando necessário. São capazes de adaptar a abordagem de gestão de acordo com as características dos projetos, complexidade e particularidades do cliente e do negócio.

Outra característica importante dessas empresas, é que elas não desperdiçam seus recursos em projetos que não estão alinhados com sua estratégia. Inclusive usam uma abordagem sistemática para iniciar, acompanhar e avaliar seus projetos.

Por que necessitamos de Gestão de Projetos? Em um ambiente de negócios disruptivo e extremamente competitivo, a gestão de projeto se torna ainda mais relevante. Afinal, nesse contexto, as expectativas dos stakeholders estão em constante movimento.

Gestão de Projetos e agilidade

Em um ambiente cambiante e volátil, a gestão do projeto deve constantemente avaliar se o que está sendo feito irá realmente gerar valor a quem realmente interessa, o cliente! Conheça mais sobre a análise de stakeholders.

E a única maneira de fazer isso de uma forma objetiva é criando momentos de validação.

Ao longo do projeto, à medida que o produto ou solução vai sendo desenvolvida e construída, a equipe deve criar oportunidades de coletar feedback diretamente dos principais envolvidos. Essa é uma das principais características das abordagens ágeis de gestão de projetos. Aprenda mais sobre o framework Scrum.

Estes momentos são oportunidades riquíssimas de verificar se estamos no caminho certo e assim, acelerar a curva de aprendizagem. Muito provavelmente correções de rumo serão necessárias, e dessa forma, exigirão ajustes no planejamento.

Por que necessitamos de gestão de projetos?

Dessa forma, a flexibilidade necessária para realizar esses ajustes é fundamental para assegurar que, ao final do projeto, entregaremos algo que tenha real valor. Este é um excelente exemplo de como a gestão de projetos possui um verdadeiro foco no cliente.

Gestão de Projetos como formadora de líderes

Necessitamos de Gestão de Projetos porque ela é uma excelente fonte de formação de talentos e desenvolvimento da liderança. Isso porque o responsável do projeto deve gerenciá-lo como se ele fosse parte do seu próprio negócio.

Dessa maneira, aspectos do empreendedorismo como negociação, comunicação e administração de conflitos são vivenciados ao longo de todo o projeto.

Outro benefício produzido pela gestão de projetos é o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua.

Ao longo do projeto, principalmente ao concluir etapas importantes, a equipe reflete sobre lições aprendidas.

Elas permitem identificar não só boas práticas, como também áreas de aperfeiçoamento para os próximos projetos, ou ainda, para as próximas fases do mesmo projeto.

É uma contribuição importante no constante esforço de buscar a excelência operacional.

Contudo, é importante enfatizar que a gestão de projetos é um grande desafio. Ela exige um tremendo trabalho colaborativo de uma equipe multidisciplinar que deve falar a mesma língua.

A uniformização da linguagem usada por meio de frameworks, ou até mesmo metodologias é fundamental para trazer eficiência à gestão de projetos e canalizar a energia dos envolvidos para onde realmente interessa, a busca de resultados.

Share this post