Os desafios da Gestão de Projetos

Os desafios da gestão de projetos

Neste podcast, Alê Moreno da Syntese Educação Corporativa, bate um papo descontraído sobre os principais desafios da gestão de projetos com Caio Ruegg da Método Consultoria & Treinamentos.

A importância do gerenciamento de projetos e os desafios de integrar diferentes competências durante o processo são alguns dos temas abordados. Sobretudo, em um ambiente de feroz competição, em que as empresas não oferecem mais apenas produtos mas principalmente soluções.

Antes de mais nada, ainda que as próprias empresas não utilizem o termo projeto, é importante reconhecer que transformar ideias e iniciativas em resultados faz parte de qualquer negócio.

A gestão de projetos ajuda romper as barreiras organizacionais formadas por suas estruturas rígidas. Ela não só permite oferecer respostas rápidas às demandas do mercado, como também promove um ambiente de colaboração.

Questão de sobrevivência

Certamente a sobrevivência de uma empresa reside na sua capacidade de mobilizar e desmobilizar seus recursos. O intuito é ter agilidade necessária para atender as necessidades de clientes que exigem soluções cada vez mais personalizadas.

Neste ambiente, inovar é a palavra de ordem. Dessa forma, necessitamos de um guia que oriente o processo de transformação de idéias em algo concreto até sua comercialização. Em segundo lugar, que seja flexível o suficiente para lidar com novas variáveis que surgem durante este caminho, porém sem perder o controle e a eficiência. 

Foco em resultados, o desafio da gestão de projetos

Com foco na geração de valor, as empresas vêem administrando a busca de resultados por meio de projetos. A estratégia desenvolvida pela alta gerência no âmbito tático e operacional materializa-se por meio de projetos.

Nesse sentido, cada vez mais somos gerenciados a partir de entregas. No momento que existe uma percepção de benefícios, isso significa que nossas entregas estão gerando valor.

A gestão de projetos é justamente o conjunto de habilidades, conhecimentos e técnicas utilizadas para que isso aconteça. Confira nosso treinamento que integra hard e soft skills.

Em outras palavras, gerenciar projetos nada mais é que gerenciar entregas.

Share this post

Share on linkedin
Share on email